sexta-feira, 16 de julho de 2010

ICB Parque Genibaú

RESUMO HISTÓRICO DA IGREJA DE CRISTO EM PARQUE GENIBAÚ

No ano de 1979, a família Lino Penha recebeu a visita e oração do irmão Antônio Lino que era membro da Igreja de Cristo em Horizonte. Este, vendo naquele momento a necessidade do bairro que ainda em começo não tinha nenhuma congregação por perto, resolveu começar um trabalho na casa do irmão Lino Penha que já era evangélico da Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista e deu total apoio a obra junto com toda a sua família.

Sem condições de continuar no trabalho por conta da distância, o irmão Antônio Lino entrou em contato com o Pastor Pedro Pereira de Sena que era pastor da Igreja de Cristo em Vila Santo Antônio e pediu que este tomasse conta daquela família.

Atendendo ao pedido, o Pastor Pedro Sena, visitou a família e deu continuidade agora como subcongregação da Congregação da Igreja de Cristo em Vila Santo Antônio. O trabalho continuava a funcionar na casa do irmão Lino Penha localizada na Rua Goianeza, 312 – Parque Genibaú.

Não demorou muito e Deus começou a agir e a abençoar ricamente aquela obra que logo cresceu significativamente o número de salvos. Vendo que a residência do irmão Lino Penha já não suportava o número de pessoas que ali se congregavam, o Pastor Pedro Sena junto a Igreja de Cristo em Vila Santo Antônio adquiriram um terreno na rua 24 de outubro, 328 – Parque Genibaú e iniciaram a construção do prédio. Após o término, foi inaugurada no dia 21 de Julho de 1981 a Casa de Oração da Igreja de Cristo em Parque Genibaú.

A Igreja de Vila Santo Antônio, junto ao Pastor Pedro Sena, achou por bem colocar na direção do trabalho o irmão José Rodrigues (que já se encontra na glória). Passaram-se alguns anos e este foi transferido para outro trabalho. Muitos líderes passaram por nossa igreja ao longo dessas últimas duas décadas.

No final do ano 2001 em reunião da igreja com a comissão regional o Presbítero Francisco de Assis de Sousa Nazário foi escolhido para dirigir nossa Igreja.

No dia 06 de janeiro de 2002, o Presbítero Assis Nazário assumiu novamente a direção da Igreja de Cristo em Parque Genibaú. Motivado pelo seminário ministrado pela UMIC Setor Oeste e agora contando com o apoio do Ev. Herbert Silva, o Pb. Assis Nazário iniciou mudanças com o desejo de construir uma igreja forte e guiada pelos propósitos de Deus. Ainda em 2002 o Pb. Assis Nazário a pedido da igreja local foi consagrado a Pastor. No início de 2003 por condução do Espirito Santo o Pr. Assis Nazário foi transferido para Igreja de Cristo em Morada Nova, deixando como sucessor seu cooperador, Ev. Herbert Silva de Amorim que foi aceito pela Igreja como pastor local. O Pr. Herbert está dando continuidade ao desafio de construir uma igreja guiada por propósitos divino onde Cristo Jesus é a cabeça.

O Senhor Deus, todo poderoso continua abençoando grandemente esta obra.

A origem denominacional

História da ICB
A denominação surge de uma divergência entre os dois missionários da Assembléia de Deus no Nordeste (Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren) com respeito a salvação pela graça por meio da fé, sem o necessidade de méritos próprios (ou seja: sobre se é necessário fazer algo a mais do que acreditar em Jesus Cristo para ser salvo), e a segurança eterna do crente genuíno. A divergência foi evidenciada em algumas publicações, a qual se tornou tema de convenções.

Com essas publicações contraditórias um grupo de religiosos elegeu o Pr. Manoel Higino de Souza, para fazer uma carta ao missionário Nils Kastberg, pedindo para marcar uma convenção onde ele achasse melhor, a fim de que estudassem esses pontos doutrinários.

Enviaram, então, uma carta solicitando a convenção. Entre 20 de maio um grupo de dissidentes passou a se reunir em Mossoró para estudos bíblicos, oração e outras práticas ritualísticas esperando uma resposta divina. Somente em 13 de dezembro de 1932 receberam uma carta, assinada pelo missionário Nils Kastberg, negando a realização da convenção. Na carta o sacerdote dizia “estar de acordo com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisessem...” .

Diante do impasse, diversos pastores, presbíteros e evangelistas resolveram entregar suas credenciais de ministros e fundaram, no mesmo dia, a nova instituição. Inicialmente a denominação surge com o nome de Assembléia de Cristo e em 1934 passou ao nome definitivo de Igreja de Cristo. Para que os membros não confundissem Igreja e Templo os líderes da igreja decidiram usar o nome de Casa de Oração da Igreja de Cristo na frente dos templos.

O Desenvolvimento: de 1932-1960
Período de expansão missionária. Abriram-se trabalhos em Apodi, Itáu, Caraúbas, entre outros.

Primeira expansão: Década 1970
As unidades eclesiásticas do Ceará e do Rio Grande do Norte, tiveram relatos de milagres por parte dos fiéis, surgindo nesta época vários trabalhos e novos obreiros. Nesta época foi a criado o Seminário da Igreja de Cristo na cidade de Fortaleza, que contribuiu com a formação de diversos sacerdotes.

Secunda expansão: Década de 1990/2001
A igreja passa por uma reformulação organizacional com vistas a impulsionar a expansão da denominação..
Os principais Pontos doutrinários são definidos:
A Igreja de Cristo possui alguns ensinos característicos que, embora possam ser compartilhados por algumas outras igrejas cristãs, são considerados por seus membros como diferenciais doutrinários.

Enquanto surgiam pelo Brasil diversas denominações pentecostais que defendiam a perseverança como condição para a salvação, a Igreja de Cristo foi o único grupo pentencostal que apontava para a obra eterna de Deus pela salvação e segurança do crente em Jesus. Afirma que se Deus é eterno e sua obra também é, logo a salvação não pode jamais ser perdida (cf. Jo 10:28).
O “Batismo com o Espírito Santo” era a regra geral entre todos os pentecostais que o batismo se dava como uma segunda bênção para o crente que falasse em línguas. A Igreja de Cristo, no entanto, foi o primeiro e único na época a defender que o crente recebe o batismo do Espírito Santo no momento da conversão (cf. Gl 3:5; Lc 24:49). Es Efésio 1:13 diz "Tendo ouvi o evangelho da salvação, e tendo crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa". Claríssimo!
A Igreja de Cristo teve acesso as mais diversas denominações, desde as chamadas tradicionais até as pentecostais. A Igreja de Cristo sempre desenvolveu o espírito de unidade do corpo de Cristo, nos mais diversos segmentos do protestantismo.
A Igreja de Cristo também se destaca pelo fato de se ter iniciado no Nordeste brasileiro. Foi o primeiro grupo cristão que começou no Nordeste e se espalhou pelo Brasil.
Líderes iniciais (PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO)
Pastores: Manoel Higino de Souza; João Vicente de Queiroz; Gumercindo Medeiros; Eustáquio Lopes da Silva;
Presbíteros: Cândido Barreto; Tomaz Benvindo;
Evangelistas: João Morais; Domingos Barreto; e Francisco Alves;
MAIS:
João Vicente de Queiroz, que liderou a Igreja de Cristo em Fortaleza de 1946 a 1997 , foi o último fundador da denominação a falecer e morreu no dia 17 de agosto de 1997, com mais de 90 anos.

Principais Líderes da Atualidade
DIRETORIA EXECUTIVA 2009-2010
*Presidente Nacional -Pr. Robério
*VicePresidente Nac. -Pr. Pedro Aragão
*Secretário Nacional -Pr. Gerson Salustre
*Pres. da SENAMIC -Pr. Pedro Rodriguês (Pres. da Comissão Regimental)
Demais membros da RI: Pr. João de Sousa; Pr. Felipe da Hora
OUTROS LÍDERES:
*Pr. Geraldo Lima
*Pr. Antônio Dantas
*Pr. Joel Medeiros
*Pr. José Dantas
*Pr. Maildson Fernandes
*Pr. David Marroque
*Pr. Djalma Pereira
*Pr. Alexandre Carneiro
*Pr. Carlos Pinheiro de Queiroz
*Pr. Marcio Morais
*Pr. João Carvalho
*Pr. Jean Fonseca
*Pr. Arival Rocha
*Pr. Francisco Souto
*Pr. Messias Alves
Organização
A Igreja de Cristo no Brasil é governada pelo Conselho Nacional composto de todos os pastores presbíteros, evangelistas, diáconos, missionários, dirigentes, igrejas locais e congregações. Por sua vez os oficias das igrejas e congregações estão organizados em Conselhos Regionais que possuem autonomia administrativa. Possui ainda a SENAMIC (Secretaria Nacional de Missões), órgão responsável, junto ao Conselho Nacional, pela obra missionária no Brasil e no exterior. Cada igreja local possui seu Conselho ou Liderança e Diretoria que é responsável pela administração da mesma, mas sujeita-se ao Estatuto Nacional e seu Regimento Interno.


CONCLUSÃO:
A Igreja de Cristo é uma igreja evangélica, tem a Bíblia Sagrada como regra única e infalível de fé, foi organizada em 13 de dezembro de 1932 na cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande Norte, Brasil. Como organização denominacional, surgiu sob liderança do pastor Manoel Higino de Souza, com apoio de seus cooperadores.

A Igreja de Cristo é a primeira igreja evangélica de origem totalmente nordestina, com identificação profunda com a região, já que a aridez dessa região tem analogia com a região médio oriental do nosso Senhor Jesus Cristo. Como igreja, dentro da conceituação denominacional, somos conseqüência do trabalho abençoado, missionário e revelativo do IDE do Senhor Jesus, da Assembléia de Deus no Brasil.
Desde a sua origem, a Igreja de Cristo, tem a proposta bíblica de pregar a justificação pela fé, a salvação eterna do crente genuíno sem o mérito próprio, o cultivo equilibrado dos dons extraordinários e o governo congregacional teocrático.
O Conselho de Líderes de cada igreja local é formada por pastores, presbíteros, diáconos e evangelistas e missionários. As lideranças de cada cidade formam um ministério, os ministérios por região formam um Conselho Regional, formando no conjunto um Conselho Nacional.
Então, nacionalmente, a Igreja de Cristo tem a sua representação organizacional máxima pelo Conselho Nacional, que se reúne anualmente em Assembléia Nacional no mês de julho ou Agosto, sequenciando cada Estado do país onde a Igreja está presente. Sendo eleita uma Diretoria do Conselho Nacional para um período de dois anos.
Até julho de 2001 a Igreja de Cristo estava presente, nos seguintes estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O número de membros e congregados até então era de 17.000 distribuídos em 250 igrejas e congregações.
Em 2010 estima-se que alcançou-se a marca de 350 igrejas e congregações, com 25.000 membros congregados. Abrangendo os seguintes estados:

1. No Nordeste: Ma; Ce; Pi; Rn; Pb; Pe; Ba (faltando Al e Se)
2. No Norte: Pa; (Faltando Am; Ac; Ro; Rr; Ap; To;)
3. No Centro Oeste: Df; Go; Mt; Ms
4. No Sudeste: Rj; Sp; (Faltando Es)
5. No Sul: Pr (Faltando Rs; Sc)

A lista de Igrejas encontra-se no link: Doutrina e Estatutos ICB

quinta-feira, 4 de março de 2010

Em SOBRAL CENTRO

Oficialmente sua fundação foi em 05 de Janeiro de 2001, mas voltemos ao ano de 2000.
Neste ano, o Pr. Evandro Soares pastoreava uma Igreja de Cristo em João Pessoa(PB). e Deus moveu o coração de alguns homens de Deus em Fortaleza que começaram a sonhar. A Região Leste Oeste Ce fez-lhe o convite para a implantação de uma Igreja no Centro de Sobral, já que a cidade tinha uns 120.000 hab. e muitas perspectivas.
Em Sobral, já havia uma ICB no Bairro Sinhá Sabóia, e em Outubro de 2000 o Ir. Felipe da Hora solicita ao Conselho daquela Igreja um desafio missionário de comprometer-se em apoiar a implantação de uma subcongregação daquela igreja no Centro, mas, em reunião deliberativa do Conselho local foi rejeitado alegando condições financeiras. Nesta data foi profetizado por um homem de Deus: "Ano que vem o Senhor abrirá uma porta no Centro". Quase que como surpresa em Dezembro de 2000 é apresentado ao Conselho Regional (RgNCe) a pessoa do Pr Evandro, pois o mesmo havia aceito o convite da Região Leste Oeste Ce (RgLOCe) desembarcando no dia 05 de Janeiro de 2001 em Sobral e hospedando-se na casa do Ir. Felipe e sua esposa Ir. Eveline, a quem compartilhou seus sonhos fazendo-os anelar deles participar.
No dia 09 de Janeiro houve a primeira reunião dos irmãos e convidados que se propunhão comprometer-se com este projeto. Participaram da mesma três famílias: Pr. Evandro Soares, sua esposa Ir. Cristina e sua amiga Ir. Jandy; A segunda família: Dc. Rodrigues e sua esposa Ir. Terezinha e sua filha Ir. Ana Carla e uma amiga, a Ir. Elizângela. A terceira família: Ir. Felipe e Ir. Eveline. Todos se prontificaram a cooperar nesta messão!
No dia 12 de Janeiro, era um Domigo de Louvor e adoração, houve então, o primeiro culto na residência do Pr. Evandro. Haviam 12 pessoas presentes.
Neste mesmo mês foi alugado um prédio na Praça da Várzea, 161. Precisou de reforma e Deus proveu os recursos e no dia 01 de Abril houve o Culto inaugural do Templo. Porém a Inauguração oficial ocorreu apenas no dia 13 de Junho de 2001.
Esta inauguração Oficial trouxe alguns covidados e muitos começaram a congregar conosco, alcaçamos assim uns 30 membros e congregados. Entre os novos congregados, foi recebido o Ir. Caetano de Paula e sua esposa não evangélica, a Sra. Fátima Vitalino. podemos citar também a vinda do Ir. Euclides e sua esposa Ir. Cariolanda.
Em sua estadia em Sobral o Pr. Evandro ministrou o Seminário de Teologia para a Região, e dele participaram: Pr. Jurandir, Ir. Felipe, Evang. Edilson, Ir. Eveline, Ir. Marly, Pr. Édson e muitos outros ministros.
E por dois anos o trabalho foi árduo na Igreja, chegando a haver um batimo de 09 pessoas. Neste período o Pr. Evandro é convidado a assumir uma Igreja bem maior e bem mais estabilizada em Fortaleza, mas que passava por um momento difícil, a Igreja do Henrique Jorge. Era uma proposta irrecusável.
Em Agosto de 2002, o Pr. Evandro avisa ao Ir. Felipe que com sua saída, deseja indicá-lo para ficar a frente da Igreja, mesmo tendo entre os membros da Igreja pessoas mais experientes e ordenadas a ministros. o Pr. Evandro propôs ainda ao Conselho a Consagração do Ir. Felipe ao presbítério sendo provado e aprovado.
Já de viagem marcada para Fortaleza, o Pr. Evandro ministra a consagração do agora Prb. Felipe no dia 04 de Janeiro de 2003, em um sábado, e no dia seguinte assumiu a obra missionária.
Uma semana depois, após a viagem do antecessor, contabilizou-se que dos 30 membros do rol da Igreja, apenas 17 permaneceram na Igreja, os demais haviam voltado a suas antigas congregações.
A Igreja iria recomeçar sua visão missionária, pois embora inexperientes, a liderança da Igreja confiava que Deus iria abençoar e aprovar a obra.
O Prb. Felipe começa a trabalhar em conjunto com o Dc. Rodrigues e Ir. Caetano. A Ir. Solange e seu filho Loami entre outros entram na Igreja, que alcança novamente os 30 membros após o peimeiro batismo em 14 de Setembro de 2003. Na ocasião é convidado o Pr. João de Souza de Fortaleza que dá uma grande lição: "Cabe ao Pastor barizar suas ovelhas!". É uma linda cerimônia, entre as batizadas destaca-se a Ir. Fátima Vitalino.

Um mês depois, Deus manda 17 novos membros